Seleção de Startups Brasileiras Passa Semana de Imersão no Vale do Silício

Post

por Alex Moraes

publicado em: 22/08/2013

Imagine passar uma semana em contato com empreendedores e profissionais da Universidade de Stanford, Google, Twitter, 500 Startups, IDEO, Facebook, LinkedIn, Zendesk, Endeavor... E, ainda poder apresentar sua ideia aos maiores investidores do mundo! É o sonho de consumo de qualquer empreendedor ser selecionado. Nós fomos!

Um grupo de onze startups brasileiras foi selecionado no programa TechMission 2013, da Brazil Innovators e apoio da Apex-Brasil, e estão no Vale do Silício, para contatos com parceiros, investidores e mentores. O Guia do Nutricionista, startup apoiada pela MarketingDigital.com.br está lá. O mérito é dos nossos sócios, mas o orgulho também é nosso. Há algum tempo trabalhamos, em conjunto com a Win7 (os reis dos leads e PPC), para preparar uma estratégia para o Guia do Nutricionista, produto da desenvolvedora brasiliense PixIdea, para esta oportunidade. Tínhamos que fazer jus ao produto e à equipe incrivelmente criativa que o desenvolveu. 

Na Califórnia, as oportunidades seriam inúmeras, mas o julgamento e o choque de realidade, inevitáveis. Não basta ter um grande produto, uma ótima equipe, apoio de marketing, etc. Você tem que conseguir, em poucos segundos, convencer investidores, mentores e parceiros que seu produto tem mercado, é escalável, tem um modelo replicável, pode crescer de forma incrivelmente rápida e que você é a pessoa certa para conduzir esse processo. Informações sobre problemas, necessidades, motivações, pontos fortes e fracos, tendências, barreiras, oportunidades, equipe, marketing, sustentabilidade, vantagem competitiva, diferencial, alinhamento, buzz, tração, modelo, pitch e todo um glossário de termos têm que ter estar na ponta da língua.

É isso que meu amigo Michel Popolin tem que fazer. E ainda dá tempo para ser humano e mandar uma mensagem no What's App, segundos após o ocorrido: "Acabei de encontrar Mark Zuckerberg!!!", a quem encontrou por acaso, em sua visita ao Facebook. Conseguir ou não um investimento não é a medida do sucesso, mas absorver tudo a que for apresentado e usar isso no desenvolvimento e posicionamento do produto, sim.

Só de estar aqui, já me sinto um vencedor!

Sabe aquele papo de participante de Big Brother, de que "só de estar na casa já me sinto um vencedor"? Nunca um chavão foi tão pertinente. Poder participar de tudo isso já é uma vitória, torcemos para que todos os selecionados consigam transformar esse aprendizado em prática e, depois, em sucesso.

Parabéns e sucesso aos selecionados:

  • Michel Popolin de Freitas – Guia do Nutricionista
  • Sergio Costa Faria – Unipay
  • Bruno Silva Malhado - Myreks
  • Daniel Avizú – ZoeMob
  • Thiago Andreotti Martinho - Preciso Pronto
  • Frederico Faria - Risk Perception
  • Bruno Aracaty - Colab.re
  • Leonardo Mendes - Moip Pagamentos
  • André Nazareth – Meu Carrinho
  • Denise Suguitani Centeno - Prematuridade.com
  • Andre Figueiredo de Almeida Camargo - OneTwo Mobile Apps

Boa sorte, Michel, aguardamos o seu retorno. Se aí você ouviu muito e falou pouco, aqui vai inverte, prepare-se para falar muito. Farei uma entrevista com o Michel Popolin quando ele voltar. Vamos saber como tudo correu lá na Califórnia e como um produto, ainda em fase de testes, conseguiu ser selecionado. Acho que vem mais uma boa entrevista para o canal de vídeos da MarketingDigital.com.br, para despertar ainda mais o empreendedor que existe em você. Aguarde!

E você, o que acha? Se gostou, por favor comente e compartilhe! Não gostou? Discuta e ajude-nos a aprimorar nosso trabalho.

Siga-nos no Facebook ou cadastre-se para ser informado da publicação de novos artigos.

Participe, também, do grupo de discussão da MarketingDigital.com.br no Linkedin. O grupo é aberto e todos podem publicar conteúdo de marketing digital (exceto anúncios).


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.