A Empresa, a Agência de Publicidade e a Agência Digital. Uma fábula em rimas pobres...

Post

por Alex Moraes

publicado em: 21/09/2015

Esta brincadeira (baseada em fatos reais) é um desafio proposto no curso de Derivação de Conteúdo, da MarketingDeConteudo.com.br e MarketingDigital.com.br. É uma tentativa de usar humor e storytelling para um tema B2B.




O primeiro amor da Empresa começou lá atrás. 
Ele, Publicidade, vinha de famílias tradicionais.
Ela queria digital: Instagram, Periscope e Vine; 
ele dizia o foco é off, depois pensamos o online.

Ela falou: “Vamos trabalhar com marketing digital!”
E ele: “Sua boba, o negócio é midia: rádio, TV e jornal”.

Ela queria ações mais maduras, 
mas ele não mudava nem a muque, 
Ela queria Pulse, do Linkedin, 
ele insistia em memes no Facebook.

Ela adulta,
ele puber.
Ele táxi,
ela Uber.

Ela não perdia um TED, tão esperta... 
E ele sempre na TV aberta.
Ela lia no Kindle e comentava no Wattpad, 
ele ainda na Veja e Second Life no Ipad;

No aniversário, ela esperou algo no Huffington Post, 
e ele, todo bobo, publicou s2 Eu Te Amo s2 n’O Globo.

Ele prometia levá-la para a Internet, 
mas ela só se via no intervalo da novela das 7.

E ele fazia umas ligações meio mal humorado,
em voz sussurrada, alguma coisa sobre TV.
Não sabia se era ele ou ela lá do outro lado,
Ela só sabia que o codinome era BV.

Uma relação que começou tão linda no mundo de tocar, 
quando a web entrou na história começou a bugar. 
Ela queria a rede para se conectar,
mas a rede dele so fazia era aprisionar.

Ela, consciente, queria gastar menos, e perguntava: Você topa?”
Ele retrucava: “Não pense pequeno, vamos patrocinar a Copa!”
“Não está funcionando, vamos mudar” - disse ela. “Eu insisto!”
“Agora?” ele disse. “Ganhamos prêmios no festival do canal onde mais invisto!”

Os resultados nunca vieram e eles não foram felizes para sempre.


Passada a decepção, ela foi em busca de novo amor, 
e encontrou alguém já criado em tempos digitais.
Como era mais novo que ela, ela foi devagar com andor,
mas ele parecia mais maduro que os ditos tradicionais.

Ele, Digital, estava sempre conectado nela, 
conhecia seus gostos e os de quem gostava dela. 
Ela ficou feliz, pois começou a se ver na tela, 
parecia que todas as buscas levavam à ela.

Conquistar a confiança dela era sua meta, 
então ele se transformou em desenhista e poeta. 
Produzia textos, imagens e a divulgava em todo canto, 
e as histórias dela envolviam a todos como um encanto.

Ele gravava vídeos que a apresentam como competente em tudo, 
dizia que era seu trabalho mostrar ao mundo que ela tinha conteúdo.

A conexão era completa, ela se sentia onipresente.
Ela estava em todos os lugares, em cada um de forma competente.

Ele a queria acessível, mas estava atento a qualquer deslize, 
nunca a deixava exposta, cuidava dela e gerenciava qualquer crise.

E ele ainda era romântico demais, 
usava o email para mandar mensagens tão pessoais...

Como não se apaixonar, ele dava métricas de tudo numa boa, 
ela podia comprovar que não investia um centavo à toa.

E ele ainda explicava com calma cada situação,
e discutia com ela qual seria a próxima ação. 
O que funciona fica, o que não funciona a gente esquece.
Se não dá resultado: ninguém merece...

Ele não tinha medo de mostrá-la ao mundo, 
Ela virou celebridade, requisitada a todo segundo.

Sempre dá certo quando o resultado aparece.
Melhor ainda se a transparência é a tônica, 
O trabalho frutifica e o relacionamento permanece,
e a história fica linda, como Eduardo e Mônica.

Better make a bad rap than a bad rep...

Publicada originalmente no Pulse do LinkedIn em https://www.linkedin.com/pulse/empresa-agência-de-publicidade-e-digital-uma-fábula-em-alex-moraes

Esta brincadeira (baseada em fatos reais) é parte de curso/desafio de Derivação de Conteúdo, da MarketingDeConteudo.com.br eMarketingDigital.com.br, de Alex Moraes e Rafael Rez.

O curso ensina como, a partir de um conteúdo original, criar derivações para o maior número possível de formatos e plataformas. Esse curso é parte integrante do Treinamento Completo de Marketing de Conteúdo, curso online com mais de 120 aulas.

Saiba mais, também, sobre a Conferência Marketing de Conteúdo, que ofereceremos dias 20 e 21 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento reunirá os principais profissionais de Conteúdo do país. Informe-se e participe. Será um prazer recebê-lo por lá.


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.