Google Confirma que Mídias Sociais Influenciam no Ranking de um Site

Notícia

por Alex Moraes (adaptação de artigo de Casey Markee)

publicado em: 22/10/2012


Não deixe as Mídias Sociais fora de seu planejamento de Marketing Digital. Se você trabalha com SEO, já percebeu que tem que descobrir, nas entrelinhas de quaisquer comunicados do Google ou Bing, possíveis tendências ou dicas que possam ajudar o trabalho de otimização de seu site nas buscas.

Acompanhar o blog do Matt Cutts, do Google, definitivamente deve ser parte de seu trabalho, a fim de buscar informações que possam ajudar. 

Um vídeo dele confirma oficialmente que:

As mídias sociais influenciam no ranking de um site.

O Google usa informações de mídias sociais no algoritmo de buscas, assim como o Bing. A gigantesca fórmula que as buscas utilizam na elaboração de seus rankings analisa dados como:

  • Quantas vezes um conteúdo foi retuitado. 
  • Se quem o produziu ganhou muitos seguidores no Twitter depois do texto. 
  • Se o post foi muito curtido, comentado e compartilhado no Facebook. 
  • Mais recentemente, o Bing passou a considerar o Klout dos autores dos textos.
  • Basicamente, as buscas analisam a reputação do autor dos textos.

Com o atual foco em tudo social, não é surpresa alguma que os resultados orgânicos comecem a ser afetados por este tipo de conteúdo. Isso apenas solidifica como é importante o trabalho de marketing nas mídias sociais e que essa importância só tende a aumentar cada vez mais.

Veja o que Matt falou sobre a influência das mídias sociais nos resultados do Google (vídeo em inglês).

Resumindo, ele confirmar de forma explícita da relevância das mídias sociais nos resultados de busca, o que reforça que, quando do desenvolvimento dos planos de negócio e de marketing digital, elas não podem ficar de fora. No planejamento, você tem que garantir a inclusão de meios que captem, mantenham ou aumentem o número de seguidores no Twitter, Facebook, Linkedin e blog de seu negócio. Nunca dispense boas ferramentas de bookmarking social (favoritos, marcadores) e sempre peça que seus leitores, curtam, indiquem, distribuam, repassem, retuitem, recomendem, enfim, compartilhem de qualquer forma seu conteúdo.

Com o atual foco em tudo social, não é surpresa alguma que os resultados orgânicos comecem a ser afetados por este tipo de conteúdo.

Mostre sua personalidade e a de seu negócio para conquistar confiança e atingir o maior número possível de seguidores nas mídias sociais, que crescem espantosamente. Eu poderia seguir mostrando como as mídias sociais podem afetar o crescimento de seu negócio, mas, se você tem um negócio online e até agora você não está convencido disso, pode ser tarde demais...

O impacto das mídias sociais nos resultados orgânicos das buscas e no faturamento direto a partir dos diversos perfis ainda é pequeno, se comparado com outras estratégias. Lembre-se, porém, que criar uma marca por meio de trabalho online é muito mais do que vender ou conseguir bons rankings nas buscas. É imprescindível conectar-se com seu mercado-alvo e aumentar sua base de clientes. E as mídias sociais são ferramentas essenciais para se atingir esses objetivos.

Gostou? Se gostou, por favor comente e compartilhe! Não gostou? Discuta e ajude-nos a aprimorar a MarketingDigital.com.br.

Siga-nos no Facebook ou cadastre-se para ser informado da publicação da segunda parte deste artigo.

Participe, também, do grupo de discussão da MarketingDigital.com.br no Linkedin. O grupo é aberto, e todos podem publicar conteúdo de marketing digital (exceto anúncios).

Artigo original publicado por nossa parceira Search Engine News - Planet Ocean (área de conteúdo pago) por Casey Markee. Traduzido, localizado e adaptado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.