SEO ou PPC? Eis a Questão

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 27/11/2012

Qual dessas estratégias você deve privilegiar no trabalho inicial de um site? Como começar a busca por audiência, de forma orgânica (SEO) ou patrocinada (PPC)?

A comunidade online é composta de milhões de potenciais consumidores, que podem ser alcançados de diferentes formas. Essa escolha é um desafio para muitos negócios...

O fácil acesso que se oferece às empresas também representa muito mais concorrência, como se pode imaginar. Ter simplesmente ter um site não é suficiente para tornar seu negócio viável e em condições de competir com os outros. Você deve ter alternativas, primeiramente para convencer os visitantes a acessarem o seu site. A partir da visitação, precisa tornar seu site cada vez mais conhecido, visível, encontrável, pois, conquistada a visitação, você precisa transformar esses visitantes em consumidores.

Porém... 

Conquistar visitas é um trabalho que nunca termina. Se seus visitantes não retornarem e se novos visitantes não vierem, não há chances para seu negócio online.

Investir em marketing digital é a melhor opção se seu negócio é online, e são duas as opções mais utilizadas para se começar a obter visitação, SEO e PPC.

Pesquisas indicam que entre 60% e 70% dos internautas recorrem às buscas para encontrar sites, independente do assunto. SEO significa Search Engine Optimization e é o processo de aprimorar um site de modo que ele apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa nas buscas, para as palavras-chave de seu interesse. Dessa forma, você pode ter certeza que vai se destacar de forma orgânica, natural, não paga.

Usando técnicas de SEO, não há necessidade de se pagar pelos cliques, mas isso exigirá que você invista bastante tempo no desenvolvimento dessa estratégia. A maturação do processo de SEO é de médio ou longo prazo. Demora alguns meses, pelo menos, antes de o objetivo ser plenamente alcançado, mas, uma vez alcançado, você terá um fluxo constante de visitas, e só será necessário um trabalho de manutenção, menos complexo.

PPC significa Pay Per Click, também conhecido como links patrocinados. É um tipo de publicidade utilizada nos mecanismos de busca. Ao pesquisar por algum termo, as buscas oferecem anúncios de empresas que têm interesse naquela palavra-chave. Os links patrocinados são vantajosos em relação a outras formas de publicidade, por serem contextuais, e há sempre uma boa chance de clique em seus anúncios. A resposta é imediata, você publica seu anúncio e em muito pouco tempo as visitas começam a chegar.

Em contrapartida, para ter bom custo-benefício, é preciso otimizar os anúncios, a fim de e aumentar o número de cliques e diminuir o custo destes. Isso passa por escolher as palavras-chave corretamente, otimizar a página de destino do clique (landing page) para que ela efetivamente trate do assunto da palavra-chave e, ainda, fazer a oferta do valor do clique (funciona como um leilão) de forma sensata. Tudo isso funcionando, seu anúncio tende a ficar entre os primeiros a serem expostos e ainda custam menos.

Com este tipo de publicidade, você pode controlar sua campanha, desde a criação do seu anúncio. Você também pode gerenciar o público-alvo, o assunto, o grupo e a localização geográfica e, ainda, estabelecer os limites do seu investimento. No momento em que o orçamento para o dia for atingido seus anúncios param e só voltam a ser exibidos no dia seguinte.

Então, qual estratégia você utilizar? A resposta é simples.
SEM = SEO + PPC.

Então, qual estratégia você utilizar? A resposta é simples: SEM. Ao uso conjunto das duas estratégias, SEO e PPC, chama-se SEM, Search Engine Marketing, Marketing de Buscas, já que é nessas que as estratégias funcionam. Você não pode prescindir de nenhuma das duas estratégias. SEO funciona com o tempo, ao passo que o resultado do PPC é imediato, você começa hoje e hoje já terá visitantes.

Em um gráfico Investimento x Visitação, os números das duas estratégias tendem a seguir caminhos opostos ao longo do tempo e então se estabilizarem. Você começa investindo mais em PPC, que inicialmente será a maior fonte de visitas de seu site. Esse investimento tende a diminuir ao longo do tempo, assim que o trabalho de SEO começar a surtir efeito. Seu site fica cada vez mais bem posicionado nos resultados das buscas e as visitas começam a aumentar de forma natural. Com bons rankings orgânicos, o uso do PPC passa ser uma carta na manga, que pode ser utilizada sempre que necessário. Mesmo com o SEO funcionando, o ideal é sempre manter um investimento mínimo em PPC e aumentá-lo sempre que houver necessidades específicas e imediatas.

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Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.