Quais as Melhores Estratégias de Marketing Digital para o seu Negócio?

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 19/10/2012

Saiba o que cada estratégia de Marketing Digital pode fazer por seu negócio online.

É ingenuidade supor que seja possível alcançar sucesso na Internet utilizando apenas uma ou duas estratégias de marketing digital. Você tem que entender o que cada estratégia pode fazer por seu negócio e, por mais que certas estratégias pareçam ser mais importantes que outras, deve perceber que:

Apenas com a utilização de diversas estratégias, de forma equilibrada e integrada, pode-se ter sucesso em um negócio online.

É importante conhecer todas as possibilidades, seja para fazer por conta própria, contratar um serviço ou gerenciar esse trabalho.

Pense comigo. Você acabou de lançar um site, usando tudo que sabe de marketing digital básico. Fez os planos de negócios e marketing, escolheu a marca, o domínio, a hospedagem, desenvolveu o site ou blog, produziu o conteúdo e publicou. Você já está na internet, mas e as visitas? Ah, estudou SEO ou utilizou os serviços de uma agência digital especializada. Espera-se que no aprendizado ou relacionamento com a agência você tenha percebido que pode demorar para que as páginas de seu site tenham um ranking orgânico interessante nas buscas, que leve visitantes ao seu site, “sem custo”. Se tempo é dinheiro, essa demora significa custo. Não se pode esperar que suas páginas alcancem, naturalmente e de forma rápida, colocações nas buscas que remetam visitas suficientes para você manter seu negócio.

Então, como conseguir visitas de forma imediata? Uma estratégia que, se bem administrada, surge como opção de bom custo/benefício é o pay per click, PPC ou links patrocinados, oferecidos pelo Adwords do Google, Yahoo/Bing Ads, Facebook Ads, Hotwords, boo-box e outros. Dependendo do que você pretende vender há também opções no Buscapé, Mercado Livre e similares. Com os links patrocinados, é possível que um site, em poucas horas, tenha visitação e comece a faturar. Você também pode conquistar visitantes por meio da publicidade online. Bons anúncios nos portais certos podem ter ótimo resultado. Independente da forma de conseguir visitação imediata, você tem que analisar o ROI, retorno do investimento, para ver se o investimento se paga com o lucro que você tem nas vendas. Para isso, você precisa de ferramentas de métrica, que quantificarão visitação, origem, custo, faturamento relacionado e muito mais, para você ter meios de analisar o que está funcionando e o que precisa de ajustes.

Bem, você já tem visitas, mas você tem o nome, email e os principais dados de seus visitantes? Então, você nunca mais entrará em contato com eles? Ilógico. Como manter contato? Você deve cadastrar seus usuários e usar o email marketing, uma poderosa ferramenta para manter sua clientela atenta ao que você tem a informar e/ou vender. Por que não estender esses relacionamentos às redes sociais? Ah, você começou ao contrário? Seu Twitter bomba ou tem um zilhão de amigos no Facebook e quer transformar isso em um negócio? Marketing nas mídias sociais é o caminho.

Seus negócios estão melhorando e você deseja aumentar o número de produtos disponíveis para venda? Vai precisar de uma estrutura mais elaborada de comércio eletrônico. Aí, por que não aumentar sua equipe de vendas, cadastrando sites revendedores em seu programa de afiliados? Não dispõe de produtos suficientes para vender? Porque não vender produtos de outras empresas tornando-se afiliado delas?

Não quer vender, mas gosta de escrever? Ou tem um blog e quer monetizá-lo, ganhar dinheiro com ele? Marketing de Conteúdo é o que você precisa saber. Prefere a rapidez dos celulares ou tem ótimas ideias de aplicativos para telefones móveis ou tablets? Estratégias de mobile marketing devem fazer parte do seu plano de negócios.

Seja qual for seu nicho, negócio ou habilidade há uma ou mais estratégias de Marketing Digital que podem ajudá-lo a transformar sua presença na internet em um caso de sucesso.

Já faz isso tudo, mas sente que ainda não encontrou a forma perfeita de chegar ao seu público ou quer utilizar métodos ainda mais avançados ou pouco convencionais? Há uma série de Estratégias Avançadas como Marketing Local, Mash up, Flash Mobs, Métodos Colaborativos, Press Releases, Video Marketing, Podcasts, Realidade Aumentada, Análise comportamental, CRM, entre outras, que podem ser o diferencial que seu negócio online precisa para deslanchar ou se destacar. Na realidade, essas estratégias avançadas estão mais para menos comuns do que para mais complexas.

Seja qual for seu nicho, negócio ou habilidade há uma ou mais estratégias de Marketing Digital que podem transformar sua presença na internet em um caso de sucesso.

A MarketingDigital oferece, além de conteúdo, um guia de serviços de Marketing Digital com informações de empresas que podem ajudar a chegar lá mais rápido. Esses serviços estão separados por categorias que representam a fase em que sua empresa está ou pretende incrementar: Planejamento, Tráfego, Monetização, Relacionamento e Evolução.

O que sugerimos?

O método que indicamos é o tudo ao mesmo tempo agora. É importante conhecer todas as possibilidades para utilizar as que lhe são interessantes ou viáveis, em uma fase específica.

Em outros textos mostraremos que, tão importante quanto diversificar o investimento para conseguir maior visitação, é ter múltiplas formas de monetização de seu negócio, e como a utilização das várias estratégias de Marketing Digital se encaixa nisso. Oferecemos artigos, notícias, indicações de produtos e serviços, cursos, e, em breve, livros, cursos online e presenciais, além de agenda de eventos de marketing digital. Nosso portal é repleto de informações, casos de sucesso e indicações que o auxiliarão, seja qual for sua necessidade. Se o assunto é negócio na internet seu destino principal é a MarketingDigital.com.br.

Gostou? Se gostou, por favor comente e compartilhe! Não gostou? Discuta conosco e ajude-nos a aprimorar a MarketingDigital.com.br.

Siga-nos no Facebook ou cadastre-se para ser informado de novas publicações.

Participe, também, do grupo de discussão da MarketingDigital.com.br no Linkedin. O grupo é aberto, e todos podem publicar conteúdo de marketing digital (exceto anúncios).


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.