Não Aceite Branding como Prêmio de Consolação

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 04/01/2013

A explosão de Agências Digitais, originadas de agências de publicidade, torna comum essa possibilidade.

Se você usa a internet há mais tempo, já consegue perceber o papo furado de vendedor, vendendo bolsa Louis Vuitton “legítima” por um décimo do preço, não engole o atentado à sua inteligência, quando o spam que recebeu tem no final da mensagem o parágrafo cretino dizendo: “Esse email não é considerado SPAM... porque, de acordo com a nova legislação sobre correio eletrônico,...”. Grandes empresas contratam serviços obscuros para mandar spam por eles e, a isso chamam marketing digital. Para quem contrata, fazer vista grossa para procedimentos inapropriados, tanto para programa de afiliados como para email marketing, é tão errado quanto fazer por conta própria.

Como empresário, você nunca pode ser ingênuo.

Pode acontecer de você, por curiosidade, clicar num spam ou mensagem com vírus. Quando usuários, somos sempre vulneráveis. Já como empreendedor ou empresário, você nunca pode ser ingênuo.

Não costuma haver grande margem para erros em negócios e, apenas um, pode ser suficiente para por tudo a perder. Com o crescimento da internet e queda das mídias chamadas tradicionais, muitas grandes agências de publicidade estão migrando ou expandindo seus serviços para a internet. Logicamente, muitas o fazem com competência, da forma devida, contratando pessoas experientes do ramo, estudando, fazendo e aprendendo. Muitas, porém, apenas tentam replicar na internet as formas tradicionais de publicidade. E isso não funciona, na enorme maioria dos casos. Você pode pegar a personalidade de maior credibilidade no país e colocá-lo em um banner dizendo que ela só compra na loja XYZ e nada acontecerá. Já usar um meme, criado a partir de um vídeo do YouTube de um ilustre desconhecido, terá provavelmente mais apelo que o craque do futebol anunciando algo na web. Bem, funcionará por 15 dias, no máximo, mas é assim que funciona a web. 

Quem já negociou ou ouviu propostas de agências digitais sem maior experiência, com grande probabilidade ouviu a frase: “No mínimo, você estará fazendo branding!” 

Nunca aceite branding como prêmio de consolação.

Primeiro, porque branding é algo muito mais complexo do que muitos acham e essa relação descuidada com a marca na internet pode ser um tiro no pé. Depois, porque as ações, na maioria das vezes, apenas pretendem vender algo e essa meta não é atingida. Confirme isso nesse bom artigo, antigo, mas ainda atual, escrito por Monica Sabino no site Webinsider, que mostra como o conceito de branding vem sendo deturpado. Leia O que é Branding, afinal? 

Ao contratar uma agência digital, você deve ter claramente definido o que pretende com seu marketing digital.

Ao contratar uma agência digital, você deve ter claramente definido o que pretende com seu marketing digital, sob pena de cair nos papinhos que vêm se tornando mais e mais comuns. Perceba que não vai aqui nenhum tipo de preconceito com braços digitais de agências de publicidade. Minha empresa, a Clicktime, é uma agência de publicidade, mais por necessidade de integração de ações, do que por interesse inicial, devido à ampliação da importância que o serviço de marketing digital foi tomando com certos clientes. Um bom trabalho de publicidade é algo de que nenhuma empresa pode prescindir. O que digo é que, o fato de ser uma agência digital de uma grande agência de publicidade, por si só, não significa nada. Agências de publicidade têm especial dificuldade como agências digitais, pela falta de costume do pleno acompanhamento dos trabalhos pelas ferramentas de métrica de marketing digital, algo que nas mídias tradicionais é praticamente impossível. Mas, como em qualquer ramo, há bons serviços e os que só têm fama de bons, as vezes devido a um bom trabalho de branding... Procure avaliar a agência digital pelo trabalho de internet dela e não pelo nome da empresa. 

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Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.