Marketing Digital Brasileiro x Internet Marketing Americano – Parte II

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 27/01/2014

Na minha palestra no evento da Fórmula de Lançamento, perguntaram o que eu achava do momento dos mercados americano e brasileiro de marketing digital. Sobre o tema, publico a parte final desse artigo.

Se você ainda não leu a primeira parte, leia antes Marketing Digital Brasileiro X Internet Marketing Americano – Parte I

Na primeira parte do artigo, falei das diferenças de quem tem negócios na internet, para quem se destinava o trabalho, da importância dos livros impressos e de como adaptar o aprendizado americano para uso no Brasil. É muito bom ver o progresso que ocorreu no mercado brasileiro desde que escrevi o artigo (abril de 2013 – 10 meses antes). 2013 foi o ano do infoprodutos, dos lançamentos, dos ebooks, dos cursos online, assim, parte do que escrevi ficou ultrapassada, como a priorização do aprendizado por livros impressos.

Para se ter uma ideia, no dia da publicação deste artigo, a MarketingDigital.com.br está(ava) promovendo, como afiliada, os excelentes produtos Checklist SEO, um passo-a-passo de otimização de sites, desenvolvido por Rafael Rez Oliveira e Rodrigo Nascimento, e MD7, de Alexandre Vian Coutinho, um produto que agrega técnicas de marketing direto e marketing digital, e tivemos que deixar de promover outros excelentes produtos lançados na mesma época.

Acho que o momento brasileiro é mais instigante

Na parte de perguntas e respostas de minha palestra no Fórmula de Lançamento, quando perguntaram o que eu achava do momento nos mercados de marketing digital brasileiro e americano, respondi que achava o momento brasileiro mais instigante. Vivemos o auge do interesse e da descoberta, ao passo que nos EUA há uma enxurrada de oferta de serviços de internet e, devido a isso, uma desvalorização dos mesmos.

Não sou só eu que acha isso, nem sou o único residente no exterior que trabalha no mercado brasileiro. As próximas entrevistas que publicarei no canal do YouTube da MarketingDigital.com.br serão com Kevin Porter, um americano que fala português, mora na Dinamarca e vende cursos rápidos de fluência em inglês para empreendedores brasileiros (Empreendedor sem Fronteiras); e com o português Paulo Faustino, do Escola Dinheiro, do Método Winner e sócio do megaevento Afiliados Brasil, cujos ingressos, a propósito, começam a ser vendidos dia 1/2/2014. Esse boom do mercado brasileiro é excelente para os empreendedores daqui, pois, em uma área em que há muito a se aprender, quanto mais gente capacitada para ensinar, melhor.

Ao passo que para certas áreas, como programas de afiliados, por exemplo, não há necessidade de se buscar cursos ou eventos no exterior, já que temos acesso a um evento do porte do Afiliados Brasil, que abastece toda nossa demanda de conhecimento, há congressos e cursos no exterior que ainda não têm, no Brasil, evento com qualidade equivalente. Eventos como o Traffic and Conversion Summit (uma quantidade enorme de brasileiros vai a este evento), Content Marketing World, Social Media Marketing World e tantos outros não têm correspondente de porte no Brasil. Durante muito tempo, pelo fato de morar nos EUA, tive uma vantagem competitiva grande na prestação de serviços como agência digital, por poder aprender nos EUA e usar no Brasil, de forma pioneira, estratégias lá criadas.

Aí entra a importância e a inteligência de empreendedores como Kevin Porter, que fala 5 línguas fluentemente e ensina inglês para empreendedores brasileiros poderem comparecer a eventos nos EUA, comprarem livros ou fazerem cursos em inglês. O Brasil se tornou um polo importante de marketing digital, também para os olhos de empreendedores estrangeiros.

Assim, o Brasil está em um momento interessante, mas:

As grandes novidades de marketing digital ainda são lançadas lá fora.

Faça o curso Empreendedor sem Fronteiras do Kevin Porter, para poder aprender inglês de forma rápida e acompanhar os gurus gringos, acompanhe a visão Paulo Faustino do Escola Dinheiro para aprender com um craque e ter uma noção das possibilidades de produtos de língua portuguesa fora do Brasil, e siga também quem puder passar uma visão que fuja do ponto de vista brasileiro de se fazer marketing digital.

Na 1ª parte do artigo fiquei de indicar blogs ou pessoas, de marketing (digital ou não) que acho que devem ser acompanhados. Note que a lista é totalmente pessoal e limitei a 10, pois assino mais de 70 newsletters. Aí vão: Seth Godin, Dan Kennedy, Brendon Burchard, Joe Pulizzi, Allan Gardyne, Eben Pagan, Copyblogger, Jay Baer, Frank Kern e Ryan Deiss.

E, é claro, acompanhe a MarketingDigital.com.br, para saber tudo de Marketing Digital.

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Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.