Marketing de Conteúdo, Marketing do Conteúdo ou Marketing por Conteúdo?

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 23/10/2013

Não importa como você chama, mas, se você não tem uma estratégia de content marketing, está na hora de começar a pensar em ter uma.
Mais do que ser a estratégia do futuro, Marketing Por Conteúdo, é o presente. Adapte-se e produza conteúdo, ou...


 

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A Oracle, segunda maior empresa de software do mundo (acabou de ultrapassar a IBM), comprou a Compendium, uma plataforma colaborativa de planejamento, produção e distribuição de conteúdo. No fim do ano passado, a mesma Oracle já tinha comprado a Eloqua, outra plataforma de marketing e acompanhamento de resultados. Há muito eu falo da importância que o conteúdo tem para o marketing digital. Das declarações explícitas do Google sobre a importância de conteúdo original e relevante (desde sempre), à aquisição da Compendium pela Oracle, não se pode dizer que houve aumento da importância do Marketing de Conteúdo, só que as grandes empresas despertaram para a importância do Marketing Por Conteúdo e que a corrida começou.

Já falei em outro texto que ceticismo e marketing não devem andar juntos. Antecipar-se às tendências é uma importante característica de bons profissionais de marketing. Quem exige comprovações explícitas para perceber movimentos já sai, pelo menos, atrasado. Para adiantados ou atrasados, o marketing do conteúdo está aí. Aceite-o, adapte-se e inclua-o em seu planejamento de marketing digital.

Ah, e porque essa indefinição de denominação no título? Em uma conversa com meu amigo, grande palestrante e especialista em conteúdo Rafael Rez Oliveira, falei que eu não achava que Marketing de Conteúdo exprimia exatamente o que Content Marketing quer dizer. Ele primeiro brincou que não fazia diferença, pois ele era dono de todos os 3 domínios... Marketing de Conteúdo sempre foi tratado como fazer sites de conteúdo para vender anúncios tipo Adsense e Marketing do Conteúdo pode soar como vender conteúdo desenvolvido apenas para fins de convencimento. Ele propôs Marketing por Conteúdo e eu achei perfeito: a utilização do conteúdo como ferramenta de marketing.

E, afinal, o que é marketing por conteúdo, de conteúdo ou do conteúdo? Marketing por Conteúdo é a estratégia de marketing que usa a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e manter clientes (preferencialmente com personas pré-definidas), criar engajamento e levá-los a fazer (mais) negócios com você. É preciso ter uma estratégia consistente de criação, compra ou curadoria de conteúdo que mude ou direcione o comportamento de seus clientes. Uma coisa eu considero chave: ninguém pode contar melhor a sua história do que você.

A definição de sua estratégia de marketing de conteúdo precisa ser organizada e pode ter vários passos. É primordial, porém, que você:

  • Defina persona(s) de seu(s) cliente(s) ideal(is), para quem você escreverá. Esse tipo de segmentação de perfis, por análise de comportamento, ajudará a produzir conteúdo adequado e relevante para quem o acompanha.
  • Determine o(s) objetivo(s) que você pretende atingir com sua estratégia, os tipos de conteúdo e que histórias que serão contadas.
  • Envolva todos os seus colaboradores, mas defina uma pessoa ou equipe de edição, para guiar a produção de conteúdo e criar uma identidade, um padrão.
  • Monte a estratégia de distribuição, veja que formatos e canais utilizará.
  • Produza!

Independentemente de sua estratégia, privilegie a qualidade do conteúdo sobre a quantidade. Organize-se para produzir bem e só depois pense em produzir mais. Não existe algo como muito conteúdo. Seja consistente e agende suas publicações.

Marketing por conteúdo não é nada novo, sua importância é que foi reforçada mais recentemente, quando as buscas determinaram que conteúdo relevante é o que importa, e pelos clientes, cujas decisões de compra não seguem mais os padrões de antes.

Nas partes seguintes, detalharemos os passos para a criação de sua estratégia de marketing de conteúdo.

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Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.