Como Implantar um Sistema de RSS em seu Site – Passo a Passo

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 30/10/2012

O RSS permite que seu leitor receba automaticamente todo seu conteúdo novo. Veja como implantar esse sistema em seu site.

RSS é um tipo de programação, usualmente desenvolvida em XML, que habilita blogs e sites a divulgarem seus conteúdo por meio de arquivos chamados feeds.


Quem recebe esses feeds, deve utilizar um software chamado agregador que mostra os feeds de todas as páginas em que se cadastrou. Basicamente, você se cadastra no RSS de um blog ou site e seu agregador informará que há conteúdo novo e você o lerá diretamente no programa ou pode clicar no link e ir para a página original. Na realidade, esse mesmo agregador, exibirá conteúdo dos diversos feeds em que você estiver cadastrado.

O RSS evita que a pessoa fique procurando constantemente por novos conteúdos e os receba automaticamente.

Por um lado isso evita que ela se esqueça do seu site ou conteúdo, mas por outro ela pode deixar de visitar constantemente o site. Ainda assim, é bom para os autores que manterão contato com leais leitores. Um bom conteúdo, porém, faz a pessoa desejar retornar ao site para novos assuntos ou para comprar. Sites de comércio eletrônico também utilizam o RSS para oferecer produtos recentes ou informar promoções. 

Nossa intenção é mostrar a importância do RSS na conquista de audiência e como ferramenta de distribuição de conteúdo. Quanto a aspectos técnicos, apenas informaremos onde conseguir informações mais aprofundadas. 

Uma dúvida bastante comum aos empreendedores digitais vem do uso do RSS. Essa poderosa ferramenta é muitas vez subutilizada ou até mesmo desprezada. Ao implementar o RSS em seu site, você deve considerar os seguintes questionamentos e planejar de acordo com suas respostas: 


1) Qual é a melhor maneira de implementar um feed RSS em um site ou blog? 

A dica é utilizar uma ferramenta gratuita de canal de RSS, sendo a mais indicada a RSS Channel Editor com download gratuito aqui.  Como sempre reiteramos, a MarketingDigital não é um canal técnico, você pode utilizar um tutorial (em inglês) para a instalação e configuração constantes desse link (também em inglês). Este tutorial é bem detalhado e descreve os passos necessários para se criar um feed RSS. 


2) O que faço para distribuir meu conteúdo para a maior audiência possível? 

A opção mais popular e também a mais flexível é utilizar o FeedBurner, um serviço do Google. É grátis, fácil de usar e oferece informações razoavelmente detalhadas dos cadastrados e efetivos leitores. Existe uma boa página de ajuda (novamente em inglês) e, se precisar, uma página de perguntas e respostas bem completa. Existem, também, opções pagas, dentre as quais se destaca o ótimo software agregador FeedforAll. 

3) Como saber se meu feed RSS está funcionando corretamente? 

Quando você valida um feed RSS você está informando que a formatação está correta e que o feed poderá ser lido pelos assinantes do RSS sem problemas. Se você usar o Feedburner tudo isso é feito automaticamente. Mais um ponto a favor do Feedburner... 

4) Que tipo de informação posso incluir no meu feed e como fazê-lo? 

Você pode formatar seu feed como achar melhor, de acordo com o interesse no seu conteúdo. A opção paga indicada (FeedForAll) permite que sejam criados feeds com formatos bastante interessantes, ao passo que nas possibilidades gratuitas a formatação é praticamente inexistente, com o texto digitado em Notepad ou outro editor de texto sem formatação. O mínimo de informação que um feed pode ou deve ter é um título, a descrição e um link, mas você certamente pode adicionar o que achar conveniente.

Cuidar desses 4 assuntos resolve mais de 99% dos possíveis problemas com RSS. A dificuldade é só aparente, pois, depois de configurado, tudo fluirá sem maiores transtornos. Aí você pode usufruir dos benefícios de um importante canal de comunicação direta com sua clientela. Cadastre-se para receber nossos feeds e manter-se atualizado sobre tudo de marketing digital aqui.

Artigo original publicado por nossa parceira Search Engine News - Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado e adaptado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.

E você, o que acha? Por favor, comente!

Republicação autorizada pelo autor, sem alterações, com link para http://www.marketingdigital.com.br no formato:

Fonte: Marketing Digital


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.