Blog, a Melhor Ferramenta para se Alcançar Boas Posições no Google - Parte 3

Artigo

por Alex Moraes (adaptação de artigo de Liz Strauss)

publicado em: 13/11/2012

Destaque seu Blog e atraia leitores e bons rankings.

Não basta ter muito conteúdo em seu blog, o conteúdo deve ter apelo para atrair visitantes.

Esta é a parte 3 do artigo, se você ainda não leu as partes 1 e 2, leia primeiro - Blog, a melhor ferramenta para alcançar boas posições no Google – Parte 1 e Parte 2.

Se você já tem um blog e está procurando formas de conseguir audiência e ter influência, leia com atenção o que é proposto para conseguir contato com outros blogueiros, criar o conteúdo apropriado para o blog e otimizá-lo para as buscas. 

Como atrair o tipo de leitor que você deseja utilizando o conteúdo apropriado

Quando se está planejando uma festa ou um evento de negócios, é comum você idealizar o tipo de pessoa que você gostaria que participasse.

Um bom evento conquista seus participantes ao lhes proporcionar uma experiência agradável e de valor. Um grande blog faz o mesmo com seus leitores.

  • Conheça seu público – antes de sequer começar a escrever um post, pergunte-se: Quem é minha audiência? Sempre ajuda ter uma ideia das pessoas que você quer que leiam seu blog e em que elas estariam interessadas. Tipicamente, seu blog deve focar em um assunto ou tópico específico.
  • Escolha um tópico e seja interessante – Responder perguntas frequentes e deixar sua personalidade aparecer são atitudes que representam um bom começo. Dividir sua própria experiência é uma forma de apresentar seu negócio e sua expertise. Lembre-se que informação está disponível em toda a internet, mas que só no seu blog, seus leitores terão acesso a você.

O título é seguramente a parte mais importante de seu post, já que é a única coisa que garantidamente aparecerá nas buscas e agregadores, e será a partir dele que as pessoas decidirão ser vão ou não ler seu texto. Seu título tem que capturar a atenção normalmente ocupada de seu leitor e fazê-lo querer mais.

Você só tem uma chance de fazer uma boa segunda impressão.

Seth Godin (se você trabalha com ou precisa saber de marketing, siga esse cara...) tem uma frase perfeita:

"Você só tem uma chance de fazer uma boa segunda impressão."

Elaborando, é até relativamente fácil fazer a pessoa vir ao seu blog pela primeira vez, mas você tem que oferecer algo realmente diferenciado para fazê-la voltar. Com a atual superoferta de informação, não se pode perder oportunidades.

Nota: Apesar de outros blogs serem uma ótima fonte de inspiração (além dos trackbacks já discutidos), você deve evitar o excesso de links externos, principalmente se você tiver pouco conteúdo original.

Um bom blog precisa criar continuamente conteúdo interessante e informativo, com um toque especial, que só você pode oferecer!

Utilizando outros blogs para turbinar o conteúdo do seu próprio blog

Você deve:

  • Pesquisar em buscas específicas de blogs como o Google Blog Search, para encontrar blogs no seu ramo de atuação. Melhor ainda, busque no Google o tópico de seu interesse seguido da palavra blog.
  • Usar o Google Alerts. Este serviço funciona por meio de um cadastro para ser informado sobre uma lista de palavras-chave escolhidas por você. Aí, sempre que o Google encontrar uma nova página sobre o assunto, tanto nas buscas normais como na de notícias, você será informado, por email ou RSS, do link para a página encontrada. 
  • Analisar as tendências dos assuntos no Google Trends e saber se eles estão em viés de alta ou baixa no Google Insights para saber sobre o interesse para termos específicos. Com isso utilize as formas de palavras-chave mais apropriadas ou mais buscadas no momento, e-commerce ou comércio eletrônico, por exemplo.
  • Ver no próprio Google, que vai fornecendo, ao se digitar algo na caixa de busca, os tópicos relacionados mais buscados.
  • Deixar a conversação para a caixa de comentários. Algo primordial em um bom post é ser completo, mas não “encerrar” um assunto, tratando dos mínimos detalhes. Diferentemente de artigo ou tutorial, um post deve cobrir uma ideia, mas deixar margem para os leitores adicionarem suas opiniões e experiências ao assunto. Então, se você deseja fazer uma lista de bons procedimentos, escreva os pontos de maior destaque e convide o leitor a compartilhar sua experiência no assunto. Outra ação importante é responder o mais rápido possível os comentários, para o estabelecimento de uma boa relação. Tente responder um comentário e encaixar outra pergunta, para conseguir levar a conversação mais longe ainda.
  • Duplicar a utilidade de seus posts. Seus melhores posts podem ser repaginados em artigos e remetidos para diretórios específicos. Esses diretórios podem se tornar uma nova fonte de tráfego e você ainda ganhará um link a mais para seu blog ou site, o que sempre ajuda nas buscas.
  • Convidar seus leitores e outros blogueiros a postarem em seu blog. Trazer conteúdo de pessoas com conhecimento trará conteúdo novo para seu blog e novos motivos para linkar para eles. Existe, ainda, uma tendência de os leitores desses escritores se interessarem por seu conteúdo também.

Para otimizar seu blog para as buscas:

  • Crie uma lista de palavras-chave que levem a seu blog. Normalmente, é aconselhável utilizar termos que não são muito disputados, mas ainda assim recebem uma quantidade grande de buscas. Use a ferramenta de palavras-chave do Google que ajuda com os termos que são mais populares para conseguir tráfego, mas não tão populares a ponto de ser virtualmente impossível conseguir um bom ranking no curto prazo.
  • Use as palavras-chave dessa lista nos posts de seu blog. Utilize-as de forma natural e autêntica. Novamente, o título do post é o lugar de maior destaque para incluir palavras-chave relevantes. Note que pessoas e robôs (das buscas) dão muito valor aos títulos dos posts e das páginas. Sempre considere isso ao escrever. Use as palavras-chave também ao longo do corpo do texto e link esses termos a outras páginas de seu site, usando as palavras-chave como texto âncora, o texto que descreve o link. Tanto o Google Webmaster Tools como o Google Analytics ajudarão posteriormente a identificar quais palavras-chave estão levando mais tráfego a seu blog.
  • Escreva regularmente. Leitores e robôs reagem bem à consistência. Comprometa-se a publicar posts com uma regularidade o mais próximo de fixa possível. Seja diário ou semanal, tente seguir essa agenda de forma religiosa e você só terá a ganhar. Logicamente, isso depende de sua disponibilidade de tempo, mas, se você deseja que o Google indexe seu site todo dia, você tem que publicar conteúdo novo todo dia! Os robôs das buscas e as pessoas vão aprender a retornar tão regularmente quanto sejam as suas publicações.
  • Comentar de uma forma bem pensada um post em um blog de destaque é forma bastante interessante de se conseguir atenção. Além de você poder deixar seu link ali, este link estará vinculado ao seu nome. Os leitores daquele blog poderão se interessar por seus textos e começar a ler seu blog também. Isso só tende a crescer e aumentar sua popularidade, desde que seus comentários contribuam de alguma forma. Até mesmo os responsáveis pelo blog onde você comentou podem valorizar essa contribuição. Comente, mas cuidado com o spam de comentários. Alguns usam software que posta, automaticamente, grandes quantidades de comentários com links para o site deles em diversos blogs, numa tentativa (normalmente frustrada) de conseguir aumentar a relevância de seus sites. Se transparecer que você está comentando apenas para conseguir links, o tiro pode sair pela culatra e seu site ou blog podem ficar bem impopulares e até serem punidos pelas buscas.

Em resumo, criar um blog é uma ótima maneira de estabelecer uma relação com seus clientes ou leitores e as buscas gostam disso.

Blogs dão um toque pessoal aos negócios online, humanizando as relações e dando motivos para os visitantes retornarem constantemente.

E, tráfego que retorna, quase sempre se traduz em uma coisa: Maiores chances de venda! Está aí uma grande oportunidade de negócios para você. Tente! Publique um blog e veja o que acontece em 3 meses. Você poderá se surpreender.

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Artigo original publicado Liz Strauss em nossa parceira Search Engine News - Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado e adaptado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.