Blog, a Melhor Ferramenta para se Alcançar Boas Posições no Google - Parte 2

Artigo

por Alex Moraes (adaptação de artigo de Liz Strauss)

publicado em: 23/10/2012

Maximize as Possibilidades de seu Blog. Empresas estão usando blogs para captar novos clientes, reforçar suas marcas, se tornarem referência de conteúdo em suas áreas e, principalmente, construir relações de negócios duradouras. Esta série de artigos apresentará técnicas para criar blogs de sucesso.


Esta é a parte 2 do artigo, se você ainda não leu a primeira parte, leia primeiro - Blog, a melhor ferramenta para alcançar boas posições no Google – Parte 1.

A seguir, algumas formas de conseguir links e manter contato com sua audiência.

Utilizando o RSS para criar uma base de cadastrados

RSS significa Really Simple Syndication, algo como distribuição simplificada e é uma programação, normalmente desenvolvida em XML, que habilita blogs ou sites a divulgarem seus posts ou conteúdo por meio de arquivos chamados feeds. Quem deseja receber esses feeds usa um software chamado agregador, que mostra os feeds dos links cadastrados. Basicamente, você se cadastra no RSS de um blog e seu agregador informará sempre que houver conteúdo novo e você o lerá diretamente no programa, ou na página onde o conteúdo foi originalmente publicado. Leia este artigo para saber como implantar um sistema de RSS no seu site.

O RSS evita que a pessoa fique constantemente procurando o conteúdo e o receba automaticamente, o que é bom para os autores, que manterão contato constante com leais leitores. Sites de comércio eletrônico também utilizam o RSS para oferecer produtos recentes ou informar promoções.

Blogs e RSS se completam e é sensato incluí-los no planejamento de sua estratégia de marketing digital.

Quanto mais pessoas se cadastrarem para receber os feeds de seu blog, maior será sua chance de sucesso. Para tanto, torne fácil para seus leitores se cadastrarem em seu RSS. Nunca conte apenas com o RSS, ofereça, também, a opção de cadastro de e-mail, já que muitos preferem receber informações por email. Utilize um formulário simples para coletar nomes, emails e algumas informações básicas que facilitem a personalização das remessas. Sempre peça permissão.

A propósito, já se cadastrou para receber nossos comunicados? Clique aqui para se cadastrar e receba ótimo conteúdo, completamente grátis!

Há ótimos serviços de email que facilitam sua vida, fornecem ferramentas de métrica excelentes e têm custo bastante acessível. Conheça os cadastrados em nosso guia de serviços de email, analise-os e escolha o que julgar mais apropriado às suas necessidades. 

Para aumentar o número de cadastrados, ofereça gratuitamente algum conteúdo diferenciado, que agregue valor e estimule a pessoa a se cadastrar.

Conecte-se com outros blogs por meio de comentários e Trackbacks

Trackbacks são uma forma relativamente simples para conseguir links (link building) de outros blogs. O trackback é criado quando você escreve sobre um post relevante de outro blog e coloca um link para este. Descubra especificidades de seu software de blog, pois pode ser necessário usar URLs especiais para o trackback, fornecido pelo blog referido, informar seu software para dar um ping de volta para o blog em que você postou o comentário. Alguma mágica técnica acontece e seu link aparece no blog. Normalmente é algo como Trackback (x) onde x é o número de links para um post específico. O trackback é basicamente um link recíproco que dispensa pedidos à outra ponta, logicamente em blogs que permitem esse tipo de processo.

Conecte-se com outros blogs por meio de comentários e Trackbacks

Essa é uma forma relativamente fácil e um dos motivos pelos quais blogs são tão bem moldados para a otimização para as buscas. Sempre que você criar um novo post no seu blog, tente linkar esse post a posts relevantes de outros blogs. Isso vai, automaticamente, gerar alguns links para seu site vindo deles. Trackbacks talvez sejam a forma mais fácil de se conseguir links. Porém, entenda que esse tipo de link é mais bem aproveitado para Trust Rank, isto é, para conferir relevância ao seu blog, mas praticamente não interfere no seu Page Rank, já que a maioria dos links conseguidos dessa forma é do tipo nofollow. 

Quando você linkar para o blog de outra pessoa, é importante ter uma boa razão para linkar. Muitos blogs já começaram a desabilitar trackbacks por causa do abuso por parte de alguns, que linkam inúmeras vezes, somente pelo interesse no trackback, o chamado trackback spam. Esse tipo de procedimento tende a fazer que, com o tempo, o trackback desapareça da blogosfera. Assim:

  • Só linke para posts em blogs que falem do mesmo assunto tratado em seu post.
  • Faça o link de uma forma que estimule seus leitores a visitarem o outro blog para conseguir mais informações. Sempre deixe claro para seus leitores o porquê de você estar linkando para esse post.

A maioria dos softwares de blog suporta trackbacks, porém, alguns sistemas têm peculiaridades. O Typepad, software bastante comum de desenvolvimento de blogs, exige que você coloque um link extra no seu post, já o Blogger, do Google, não suporta trackbacks. Nesse caso, você deve utilizar ferramentas externas de comentário, como a Disqus que torna mais fácil a tarefa de gerenciar comentários e trackbacks.

Leia, agora, a terceira e última parte deste artigo - Blog, a melhor ferramenta para alcançar boas posições no Google – Parte 3

Gostou? Se gostou, por favor comente e compartilhe! Não gostou? Discuta e ajude-nos a aprimorar a MarketingDigital.com.br.

Siga-nos no Facebook ou cadastre-se para ser informado da publicação da segunda parte deste artigo.

Participe, também, do grupo de discussão da MarketingDigital.com.br no Linkedin. O grupo é aberto, e todos podem publicar conteúdo de marketing digital (exceto anúncios).

Artigo original publicado por Liz Strauss em nossa parceira Search Engine News - Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado e adaptado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.