Blog, a Melhor Ferramenta para se Alcançar Boas Posições no Google - Parte 1

Artigo

por Alex Moraes (adaptação de artigo de Liz Strauss)

publicado em: 20/10/2012

As vantagens do Blog Marketing

Esta é a primeira parte de uma série de 3 artigos sobre blogs.

Empresas locais ou globais, que oferecem todo tipo de serviço ou produto, estão aumentando seus negócios, por meio de blogs, e essas são as principais razões.

Blogs:

  • Atraem clientes que buscam informação.
  • Iniciam conversações com os clientes.
  • Convidam clientes a conhecer serviços, produtos ou a expertise de uma empresa.
  • Costumam atrair leitores leais, o que pode se tornar prova social do valor do negócio.
  • São muito indexados e por isso geram mais visibilidade e vendas.
  • Apresentam os colaboradores que trabalham na empresa.

Blogs podem ser, por si sós, o próprio negócio, se seu modelo considerar o marketing de conteúdo como principal ou única forma de monetização.

Os blogs mudaram a forma como as pessoas se comunicam e fazem negócios online.

Líderes de todos os tipos de negócios estão usando blogs para conversar com prospects e clientes para, depois, tornar essas conversas em relações lucrativas de longo prazo. O conteúdo relevante que é produzido nos blogs é perfeito para se obter bons rankings nas buscas, pois:

  • Blogs tendem a ter muitas páginas e, por consequência, mais conteúdo indexado pelas buscas. E por serem atualizados constantemente, também são indexados mais frequentemente.
  • Posts em blogs geralmente têm conteúdo atual e relevante, o que atrai links.
  • A atualização frequente das páginas agrada às buscas, que têm mais conteúdo para indexar, mais anúncios para servir e mais resultados para oferecer a quem busca. Adivinhe se isso melhora seu ranking...
  • Estudos mostram que os blogs muito indexados conseguem mais visibilidade e vendas.

Como explorar o poder dos blogs e criar um público leal

Ao mesmo tempo em que manter um blog de sucesso demanda adaptações na linha editorial e na forma de trabalho, gerar conteúdo para um blog tende a ser algo natural, já que, normalmente, se fala da própria indústria ou expertise. O maior lucro de se escrever sobre uma ideia útil ou a solução para um problema é criar conexões duradouras com pessoas que já se interessam pelo assunto tratado.

Mantenha o foco em publicar conteúdo de qualidade regularmente.

Se seu conteúdo for considerado fonte confiável de consulta, estará promovida a fidelização da visitação e, futuramente, dos negócios. Além disso, o conteúdo publicado continua a valer por muito tempo, criando novas conexões e um fluxo constante de potenciais consumidores. Assim, mantenha o foco em publicar conteúdo de qualidade regularmente, para;

  • manter os visitantes antigos voltando sempre para ler mais,
  • atrair novos leitores,
  • tornar-se autoridade no assunto e
  • estabelecer relações duradouras de confiança.

Como criar esse conteúdo? Um bom começo é ler o artigo 20 dicas para criar conteúdo de qualidade. São formas que costumam dar certo:

  • Listar dúvidas e experiências que sejam significativas para seu público e estimulá-lo a ler posts relacionados. 
  • Discutir temas atuais. 
  • Apresentar entrevistas com líderes e clientes que trabalhem no seu ramo. Esses experts trarão o público deles para o seu site, criando novas relações. 
  • Compartilhar ideias, criar listas com dicas, ferramentas úteis, enfim, facilitar a vida de seus visitantes. 

A partir do surgimento de uma comunidade, a visibilidade e a procura por seu blog crescerão exponencialmente. Você terá criado um canal de comunicação direta com seus clientes, e poderá levar essa clientela para seu site comercial ou sites de parceiros, gerando faturamento e transferência de ranking e credibilidade para esses sites, também.

Normalmente, leva-se tempo para entender o mecanismo de gerar conteúdo relevante e desejado, mas nada melhor que um blog para ajudá-lo nessa empreitada para, a partir daí, conquistar relações de qualidade em boa quantidade. Blogs são uma importante ferramenta na captação de leads.

Como você vê, o conceito de blog é fácil de se gostar. Defina seu objetivo, o tempo e montante a ser investido e siga fielmente esse roteiro até encontrar o sucesso.

Esta é a primeira parte do artigo. Para saber mais sobre como criar listas de cadastrados usando feeds RSS e como usar trackbacks para conseguir links, veja a Blog, a Melhor Ferramenta para se Alcançar Boas Posições no Google - Parte 2.

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Artigo original publicado por Liz Strauss em nossa parceira Search Engine News - Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado e adaptado por Alex Moraes, com permissão da publicadora. 


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.