Blog 101 – Características Básicas de Um Blog de Sucesso

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 14/01/2013


Todo mundo sabe que é preciso tem um blog, mas o que é um blog e como desenvolver um? A simplicidade do blog permite-nos ir direto ao passo a passo, explicando os jargões, a fim de explicitar o que se espera de quem quer ter destaque na blogosfera.



O que é blog? — Blog é o diminutivo de web log e significa site escrito com artigos regulares ou posts. A diferença entre blog e site é que blogs são desenvolvidos para serem atualizados frequentemente, de modo rápido e direto. Criar um post é tão fácil como escrever um email. Digita-se o texto no formulário apropriado do software e clica-se em Publicar. Não é necessário conhecer HTML ou ter a capacidade de programar para se publicar um post ou se manter um blog.

A diferença entre blog e site é que blogs são desenvolvidos para ser atualizados frequentemente, de modo rápido e fácil.

Blogs podem cobrir um ou diversos tópicos e ser escritos por um ou mais autores. Há blogs muito simples estruturalmente e, ainda assim, muito bons. Veja o exemplo do Blog do Seth Godin, respeitado autor, palestrante e consultor de empresas para assuntos relacionados a Marketing (em inglês)... Mas, também, podem ser complexos e estruturados como o The Huffington Post, tido como o blog de notícias mais influente do mundo.

Qual o formato de um blog? Blogs têm conteúdo criado por meio de posts. Cada post tem uma página própria e uma chamada (resumo ou apresentação) na página principal. Na maioria dos casos, o post mais recente fica no topo da página, com os posts mais antigos dispostos em forma decrescente de publicação. Em blogs mais elaborados, a página principal pode ser organizada em categorias ou tópicos, com os posts publicados nas páginas de cada divisão. Estruturalmente, cada post tem ou deve ter:

  • um título,
  • um descritivo (opcional dependendo do software utilizado ou do modelo de blog),
  • uma introdução,
  • um desenvolvimento (corpo ou conteúdo),
  • uma conclusão.
  • imagens (opcionais),
  • e, espera-se, um chamado para ação (call to action) e uma área ou link para comentários (importantíssimo para análise do feedback dos usuários).

Pode-se decidir por ter ou não data e hora de publicação ou produção, mas se deve ter um link permanente para o post (permalink), e, em alguns casos, um tipo de link denominado trackback, que informa que outros escritores linkaram para aquele post. 

Um conceito fundamental para o sucesso de um blog é utilizar da força vinda de publicações consistentes e regulares. Se seu blog nunca mudar, os robôs das buscas considerarão que você raramente o atualiza e irão indexá-lo eventualmente. Em contrapartida, se você gera conteúdo frequentemente, as buscas poderão indexá-lo até várias vezes por dia, pois reconhecem e valorizam seu trabalho e não desejam que seus próprios resultados de busca fiquem desatualizados. 

Gerar conteúdo novo, de qualidade, constantemente é e sempre será o melhor caminho para seu blog ter bons rankings e boa visitação.

Como escolher o melhor software ou plataforma para seu blog

A decisão de qual software ou plataforma utilizar em seu blog depende de algumas características pessoais ou de sua empresa. Na escolha desse tipo de produto ou serviço, o melhor a se fazer é partir direto para aqueles quadros que listam todas as funcionalidades do produto e compará-los. Veja um exemplo de quadro comparativo de nosso serviço de cadastro no guia de serviços de marketing digital. Como não somos um portal técnico, vamos fazer uma análise superficial, mas aconselhamos que você estude o assunto e dedique mais tempo e análise nessa escolha. 

A primeira decisão é ter um blog gratuito, ou hospedado gratuitamente ou um blog hospedado com custo. Há serviços gratuitos, que incluem software e hospedagem, que devem ser considerados por iniciantes, que têm pressa em começar, pouco conhecimento técnico e pretendem usar o blog como um passo no caminho de algum negócio mais sério. Funciona muito bem para blogs sem fins lucrativos, de grupos com interesses semelhantes, como fã-clubes, que tratam de hobbies e semelhantes. É importante notar que esses serviços têm sérias limitações e não devem ser utilizados para blogs de negócios, que visem ao lucro. Os mais conhecidos são o Blogger do Google e o Wordpress.com. Eles variam em complexidade de uso e possibilidades, mas se equivalem em termos gerais.

Blogs com hospedagem paga são os mais escolhidos por empresas que prestam serviços ou vendem produtos ou conteúdo. É primordial conversar com os consultores da hospedagem para que estes o ajudem na escolha do software ou plataforma melhor indicada à sua necessidade. Há, também, vários sites/blogs especializados que ajudam nessa escolha, além de darem dicas que poderão ajudar bastante. Para pequenos negócios, as opções mais conhecidas são Wordpress.org, TypePad e SquareSpace e, para negócios maiores, Wordpress, Automattic e MoveableType.

Nossa empresa, a Clicktime já desenvolveu diversos blogs, utilizando diversas plataformas. Particularmente, eu aconselharia a utilização do Wordpress para negócios, independente de tamanho. Apesar de não ser a opção mais simples, são muitos os sites que ensinam, dão dicas, assim como os serviços que providenciam o desenvolvimento dos blogs em Wordpress. O suporte é dado por uma grande comunidade de desenvolvedores, que oferecem uma quantidade enorme de plug-ins, tutoriais e temas, que expandem e melhoram o sistema. Uma funcionalidade que considero muito importante é a característica de o Wordpress ter um CMS (content management system - sistema gerenciador de conteúdo) muito elaborado e que funciona bastante bem.

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Artigo original publicado por nossa parceira Search Engine News - Planet Ocean (área de conteúdo pago). Traduzido, localizado e adaptado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.