A Maturidade do Marketing Digital Brasileiro

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 24/06/2013

Fui ao eShow, a maior feira brasileira dedicada ao Marketing Digital em suas mais variadas formas, para publicar diretamente de lá, mas acabei indo de palestra em palestra, estande em estande, conversa em conversa. O resumo tem duas constatações: o EShow é um evento imperdível e o Marketing Digital brasileiro atingiu sua maturidade.  

Comecei a estudar sobre marketing digital em 1998, quando morava nos EUA. Comecei por necessidade, para alavancar meu negócio online por meio de técnica, já que não tinha condição financeira de investir pesado. Acabei por me apaixonar pelo assunto. Desde aquela época tenho a intenção de ter um portal de marketing digital, tenho domínios que comprei em 1998 com este fim. Acontece que, à época, constatei que no mercado brasileiro ainda não havia espaço para o assunto, o apelo era mais curiosidade do que oportunidade de negócio. Mesmo nos EUA, via um movimento, mas sem um conhecimento conjunto, só esforços dispersos em áreas específicas, como programas de afiliados ou email. Engavetei a ideia do portal, mas não sai da área.

Minha vida profissional me levou para outros lados, mas nunca deixei de ter algo na internet. Usei o conhecimento que obtinha em negócios próprios, consultorias pontuais e enfim, em 2006 consegui meu primeiro grande cliente brasileiro. Finalmente tinha liberdade e condições para usar diversas estratégias de forma integrada, testar tudo que tinha aprendido em mais de 8 anos de estudo e, felizmente fui muito bem sucedido, ajudando a Vestcon a se tornar a maior força de concursos na internet.

Eu me sentia um privilegiado, por ter a condição de aprender lá fora e usar aqui, o que me dava uma vantagem competitiva de um ano, tempo que em média, as novas técnicas demoravam para chegar aqui. Em 2012 considerei que era finalmente a hora, e, no  fim do ano passado, lancei meu tão sonhado projeto, a MarketingDigital.com.br. Nesses 6 primeiros meses os resultados foram excelentes e percebi que talvez tenha demorado demais a tomar essa decisão.

Minha ida ao eShow comprovou que o Brasil já atingiu a maioridade no Marketing Digital.

Conheci pessoas de todas as idades, técnicos e não-técnicos, em todos os nichos e nas mais diversas áreas e, em todos, uma coisa em comum: fogo nos olhos! É uma benção poder trabalhar em atividades que despertem paixão, que exijam que você saia de sua zona de conforto para criar e que tão rapidamente mostrem resultados. O Marketing Digital mistura a inovação com o bom e velho networking de uma forma inusitada, pois o assunto é naturalmente inspirador. Não há uma só conversa que não desperte novas ideias, novos enfoques. Nas palestras, histórias de sucesso eram descritas com detalhes e conhecimento de causa.

Comparecer a bons eventos é uma forma excelente para se inspirar.

Inovar é a palavra de ordem, ver por um outro ângulo, otimizar, resolver um problema, trazer benefício. Tudo é positivo. Comparecer a bons eventos de marketing digital é uma forma excelente para se inspirar. Parabéns ao eShow por conseguir aglutinar tanto talento nas palestras e nos estandes.

Nos próximos dias falarei mais especificamente sobre produtos, empresas e pessoas que você deve acompanhar de perto, para saber como fazer certo.

E você, o que acha? Por favor, comente!

Siga-nos no Facebook ou cadastre-se para ser informado de todas as nossas outras publicações. 

Participe, também, do grupo de discussão da MarketingDigital.com.br no Linkedin. O grupo é aberto e todos podem publicar conteúdo de marketing digital (exceto anúncios).