5 Dicas Para Aumentar Seu Score no Klout

Artigo

por Alex Moraes (adaptação de artigo de Casey Markee)

publicado em: 10/07/2013

O Klout vem ganhando importância, já faz parte da barra do Bing e clientes já perguntam como aumentar seus scores de maneira natural. Bem, o Klout vem se posicionando com a medida de influência do mundo das mídias sociais e, conforme o próprio serviço, mais de 50 variáveis diferentes são analisadas para se chegar ao score.


Este é a segunda parte de um artigo sobre o Klout. Clique para ler a primeira parte, Klout, Page Rank para Humanos e Empresas?

Dessas variáveis, 3 têm maior importância:

  1. True Reach (alcance real) – o tamanho da audiência que efetivamente se engaja com seu conteúdo, isto é, lê, compartilha, comenta, curte, marca ou seja lá que forma de interação utilize.
  2. Amplification Probability (probabilidade de repercussão) – a expectativa de que seu conteúdo provoque ações ou reações.
  3. Network Influence (influência na rede) – o nível de influência da sua audiência engajada. É como que a análise o score do Klout de quem interage com seu conteúdo.

Assim, o score do Klout é a representação numérica do nível de sucesso com que você promove o engajamento de sua audiência, e quão grande é o impacto que você exerce sobre esta.

O score médio do Klout é 40 e que qualquer coisa acima de 60 é tido como muito bom.

No FAQ do Klout é dito que o score médio é 40 e que qualquer coisa acima de 60 é tido como muito bom. Uma outra informação importante é que o número de seguidores é a métrica menos importante para a definição do score, sendo engajamento o aspecto mais importante.

Assim, vamos às 5 dicas para você aumentar seu score pessoal ou o de seu serviço:

  1. Conecte todas suas mídias sociais. O Klout se baseia em “alcance social”. Assim, quanto maior o número de redes que você vincular à sua conta no Klout, maior será a chance de aumentar seu score. Hoje, são 12 as redes analisadas: Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Foursquare, YouTube, Instagram, Tumblr, Blogger, Wordpress, Last.fm e Flickr. Outras redes estão em processo de integração.
  2. Seja regular nas atualizações. É inútil vincular todas as suas mídias se você não as atualiza. Note que retweets (RTs ou retuítes), curtidas, +1s e compartilhamentos são as principais práticas consideradas no score do Klout. A melhor maneira de gerar essas ações é publicar conteúdo relevante e original em intervalos regulares (acho que já falei essa mesma frase em vários outros artigos...). Bom conteúdo gera engajamento. Identifique o melhor horário para suas publicações (só testando você consegue verificar isso) e publique 2, 3 ou 5 vezes por semana, sempre no mesmo horário. Robôs gostam de procedimentos metódicos... Em certas redes, há procedimentos que amplificam sua participação. Por exemplo, ao invés de apenas dar um check in de onde está almoçando no Foursquare, sugira um prato, publique sua foto e proponha uma mudança, como “fica melhor se você trocar a batata frita por purê de batatas”. Se suas dicas forem consideradas por outras pessoas, o Klout o considerará influente. Para cada rede, pense em formas inteligentes de ser influente.
  3. Procure conquistar o engajamento de pessoas influentes. O Klout organiza os “influenciadores” em categorias ou tópicos. Esses tópicos cobrem assuntos desde SEO à cerveja. Cada dia, o Klout dá 10 votos (+Ks) para usuários individuais definirem quem os merecem. Procure dar esses votos para pessoas de influência no seu ramo, como uma forma de se apresentar a eles e, quem sabe, mais tarde, ser citado por esses influenciadores e conquistar parte dos seguidores (e da influência) deles.
  4. Participe de conversações. O Klout também dá muito valor à participação em webinars, Google+ Hangouts, ou discussões com muitos participantes no Facebook. Dica profissional. Use o site TweetChat para definir um assunto (#marketingdigital), por exemplo, para conversas em tempo real, sem ter que analisar todos os tweets irrelevantes. Esse serviço automaticamente atualiza suas respostas com a hashtag (#), o que torna muito mais fácil acompanhar a discussão.
  5. Compartilhe bom conteúdo de terceiros. Como falamos de regularidade, engajar-se com bom conteúdo de pessoas influentes é boa alternativa para a difícil tarefa de criar conteúdo original. Nesse caso, três áreas específicas parecem ter a preferência das audiências:
  • Nichos, conteúdos periféricos ou muito específicos de sua área de atuação.
  • Citações de histórias, frases de impacto, humor, sempre que possível relacionadas à sua indústria.
  • Fotos. Fotos têm o maior resposta no Facebook e, consequentemente, maior chance de se tornarem virais.

O Klout está aí para ficar e é razoável supor que ele aumentará sua importância, tanto em termos de parcerias, como de relevância de seu score para análises de negócio. É uma ferramenta que definitivamente deve ser considerada no seu marketing nas mídias sociais (mais uma...) principalmente para fins de controle de reputação próprio ou de seus parceiros. Por fim, como já disse no primeiro artigo, considero que, em breve, a análise do score do Klout será um fator de análise dos setores de Recursos Humanos das empresas.

E você, é influente? Se gostou, por favor comente! Temos que melhorar nosso score no Klout...

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Artigo original publicado por nossa parceira Search Engine News - Planet Ocean (área de conteúdo pago) por Casey Markee. Traduzido, localizado e adaptado por Alex Moraes, com permissão da publicadora.


Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.