12 Ideias para Aumentar suas Comissões com Programas de Afiliados

Artigo

por Alex Moraes

publicado em: 17/01/2013

Ideias simples que podem multiplicar seu faturamento como afiliado. O marketing de afiliados não tolera a inércia, ou melhor, a internet não tolera sequer movimentos lentos. Se estiver bom, sempre há margem para melhora e, se não estiver, sempre se pode virar o jogo.

 

Analise vários programas antes de escolher quais irá promover. Obviamente, o ideal é promover um programa que lhe permita obter o maior lucro no menor tempo possível, mas há vários outros fatores a se considerar na seleção de um programa deste tipo.

Listo, abaixo, 12 ideias que, bem aplicadas, podem incrementar seu sucesso como afiliado. Elas são:

  1. Estude os fóruns de discussão e escolha anunciantes que têm uma estrutura de comissões generosa e bons comentários, além de ter um sólido histórico de pontualidade no pagamento de seus afiliados. Pesquise, também, que produtos se encaixam com seu público-alvo e área de atuação, com tendência de procura em alta. Pesquise, ainda, o que é dito do contrato de afiliação e verifique se há comentários de cláusulas vagas ou abusivas. Existem milhares de programas de parceria, o que lhe dá razões para ser exigente. 
  2. Participe de salas de chat ou grupos com interesse no assunto tratado pelo anunciante com quem você tem parceria. Pesquise nas mídias sociais e participe destas, inicialmente, apenas agregando comentários e participações de valor. Comece conversas sem tentar vender, mas ajudando, indicando soluções. Com o tempo, essa participação conferirá autoridade e só aí você deve oferecer o produto que está revendendo. 
  3. O número de afiliados deve ser analisado sob 2 pontos de vista. Se muitos confiam, há maior chance de o programa ser bem estruturado e lucrativo. Em contrapartida, se muitos vendem os mesmo produtos, há mais concorrência, e cabe a você analisar se você conseguirá oferecer diferenciais que consigam destacá-lo entre os afiliados do mesmo programa.
  4. Crie um e-book para distribuição grátis, com informações sobre os produtos que representa e links com código de afiliado para o site do anunciante. Você também pode submetê-lo a alguns diretórios de e-books. Faça, por exemplo, um e-book sobre máquinas fotográficas, com descrições elaboradas e um comparativo de modelos. Elabore ao máximo o conteúdo, de modo que ele demonstre seu conhecimento sobre o assunto.
  5. Cadastre os endereços de email de quem baixar seus e-books gratuitos, tornando essa informação obrigatória para você poder remeter o link de download do mesmo, diminuindo, assim, a chance de endereços falsos. É um fato comprovado que a maioria das pessoas não faz compras na primeira visita. Você pode precisar mandar mensagens até mais de seis vezes para fazer uma venda. Esta é a principal razão pela qual você deve coletar as informações de contato das pessoas que baixaram os seus relatórios ou e-books. Mantenha contato, enviando boletins eletrônicos com conteúdo de valor e, com o tempo, proponha novamente a compra.
  6. Comece o seu próprio diretório de programas de afiliados. Participe de um grande número de programas de afiliados e liste todos em um diretório em seu site, agregando comentários de sua experiência com cada programa. Alguns programas, os que têm 2 camadas (2-tier), pagam a quem conseguir novos afiliados uma parcela da comissão conquistada pelos afiliados indicados.
  7. Quando permitido, faça você mesmo seu anúncio (banner ou texto de venda). Você conhece melhor do que ninguém seu público e, como na maioria das vezes a publicidade oferecida ao afiliado é padrão, um anúncio específico, desenvolvido por você, pode ter melhores resultados. Se todos os outros afiliados usam os mesmos anúncios, você não tem vantagem sobre seus concorrentes. Certifique-se que o anunciante permite essa possibilidade, pois muitos programas estão estruturados, por motivo de segurança, para ser pouco flexíveis.
  8. Use o endosso pessoal, logicamente caso você realmente conheça e confie no produto ou serviço. Diga às pessoas que tipo de benefícios e resultados que você recebeu usando o referido produto ou serviço. 
  9. Anuncie o produto que você está revendendo na sua assinatura de email ou de participação em fóruns. Use uma chamada inspirada, a fim de dar uma boa razão para que visitem o seu site. Sempre evite o spam, tanto no email, quanto nos fóruns. 
  10. Crie um site para ser o ponto de encontro de interessados no assunto que você trata. Use-o como um serviço pós-compra. É mais fácil vender novamente para quem já confiou em você uma vez, do que para alguém que acabou de conhecê-lo. Logicamente isso vale se tudo funcionou bem na primeira compra.
  11. Se alcançar bons números com suas campanhas, peça diretamente aos anunciantes aumento da sua comissão, descontos exclusivos ou ofertas especiais. Se o comerciante for inteligente, ele provavelmente vai considerar seu pedido. Tenha em mente que o risco do comerciante com o programa de afiliados é quase zero e o investimento, relativamente baixo. Assim, não tenha vergonha de pedir tratamento diferenciado, caso você mereça, e sempre sendo razoável sobre o assunto. 
  12. Use páginas exclusivas para oferecer cada produto ou serviço. Não existe venda fácil, e se ganhar dinheiro já foi fácil em alguma época, agora é uma hora de transição em que ninguém está jogando dinheiro fora. Escreva conteúdo, trabalhe o SEO de cada página, dedique-se. Pode ser difícil, mas, quando dá certo, o modelo está criado. Aí é só replicar para outro produto, e outro, e outro. Multiplica-se o trabalho, mas este se torna mais simples, por ser repetição. Ah, o faturamento também se multiplica na mesma proporção.

Até pouco tempo atrás, usar anúncios em links patrocinados era uma boa opção para conseguir compradores para os produtos que você indica. Com o aumento da concorrência e alterações ocorridas no Google, sites criados exclusivamente para servirem de trampolim para afiliados perderam muita força, praticamente inviabilizando esta alternativa. Faça muitas contas e tentativas antes de tentar essa possibilidade.

Experimente essas estratégias e perceba a diferença que podem fazer nas suas comissões em um curto espaço de tempo.

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Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.